Entenda o Proj. Caminho do Peabiru



Diário de Motocicleta

Eu ainda estava publicando dicas sobre o roteiro para Salvador feito no ano anterior, até que o meu telefone tocou.
Do outro lado da linha uma voz feminina queria falar com o resposnável pelo Diário de Motocicleta, e saber se eu já havia uma próxima aventura em vista.

Achei legal alguém me ligar para peguntar isso! E quando respondi que tinha alguns roteiros na cabeça, ela começou a se paresentar, dizendo que havia acompanhado o nosso Proj. Êxodo de Moto, e que falava por parte do Salão Duas Rodas - a ideia de divulgar o 11º Salão Duas Rodas de 2011 começava ali.

Bastou uma reunião para eles aprovarem o roteiro que era quase uma lenda urbana de tão incrível.
Há tempos eu pesquivasa um caminho que teria sido contruído pelos INCAS, ligando o Litoral do Peru ao Litoral do Brasil, mais precisamente em São Vicente/SP.

O Caminho do Peabiru, que foi construído por INCAS e Índios Guaranis, serviu em meados de 1.500, como vias de acessos para Portuguese, Espanhóis, Bandeirantes e Paulista continetne a dentro, e este trânsito transformou o caminho "de Índio" em muitas ruas, avenidas e estradas que podemos hoje rodar.

Cruzamos o Paraná, Paraguai, Bolívia, Peru, Chile e Argentina, passamos pelo Lago Titicaca, motocamos a Cordilheira, conhecemos Machupicchu e vimos o Ocêano Pacífico.

Esta aventura terminou com a exposição da nossa moto no Salão Duas Rodas daquele ano, o que atraiu ao nosso stand, muitos apaixonados por viagens de moto que acompanharam nossa trip e, com alegria, passaram para nos dar um abraço.

SANTUÁRIO DE MARIA AUXILIADORA DE LA PAZ

Cidade: La Paz/BO | Categoria: Passeios
Postado em: 16/12/2011
Diário de Motocicleta

Saímos em busca do Museu Tiwanaku e depois de muito caminhar e pedir informações o encontramos  fechado, e para nossa surpresa, a zeladora do Museu nos informou que o mesmo já está fechado a mais de um ano e não possui previsão de abertura.

Frustrados, olhamos para os lados e vimos uma torre de igreja para a qual nos encaminhamos. Foi assim que sem querer encontramos o Santuário de Maria Auxiliadora de La Paz, uma igreja pertencente à instituição Salesiana Dom Bosco e que foi fundada em 1896, mas apenas em 1925 o santuário foi concluído, e aberto a visitação pública em 1928.

O Santuário de Maria Auxiliadora de La Paz é uma obra original, porque dificilmente encontraremos um templo com estas características.
Em toda a estrutura do templo não há sequer uma única linha curva. Seus arcos são em ângulos escalonados e sugerem elementos da cultura Tiwanaku e Inca, muito original, e, talvez único.

Vale a pena a visita. A entrada é franca e pode fotografar e filmar.

Localizado na área central da cidade de La Paz, no final do Paseo del Prado, perto da Plaza Del Estudiante, na Avenida Mariscal Santa Cruz.

fotos relacionadas